4 de jul. de 2011

Bethânea Pessoa de Campos em Mim...

É dificil acreditar no ardor que é imposto no cotidiano. Imposição trazida pelo descaso e pela intolerância entre o que deveria ser afim. Um dia normal para uns, porém infindável para outros. Como habitante desse mundo não estou imune e os crueis fatos são trazidos aos olhos, ouvidos, para o olfato e consumam-se na mente. Inundado de espectativas e inconstante indignação lembrei-me de um poema de Álvares de Campos que li há muito tempo, em um tempo onde o consumo de poesia era me dado como forma de atravessar o mundo de forma a dizer para ele o que me consumia. Álvares de Campos, um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa, agora me vem a memória, juntamente com a necessidade premente de aplacar as indiferenças percebidas na rotina de desleixo que rodeia o mundo. Com isso, coloquei-me freneticamente a procurar pelo texto há tanto tempo lido e logo encontrei o mesmo ali intacto e proclamado pela voz de Maria Bethânea. Impacto provocativo que me esbofetou o rosto e trouxe uma série de paixões que agora estavam norteadas e amparadas pelas palavras ditas. No video, após o texto escorrer suavemente, veio o epílogo com uma melodia de Jards Macalé (que me fez lembrar o velho aparelho de som de meu pai, quando o mesmo ouvia suas canções em um velho vinil cheio de coisas novas para ofertar). A trilogia de talentos trouxe-me de volta para os trilhos de minhas concepções mais profundas e regou o jardim que habita todos os meus projetos de vida, estraçalhando as informações inóspitas que insistem em chegar em minha morada. Tenham vocês também um desfecho. Percebam-se em cada palavra dita e cantada. 







6 comentários:

  1. Estou de boca aberta, arrepiada... situação que há tempos não me via, pois, a longas datas não saboreio tamanha plenitude. Discurso doloroso de admitir, pois me sinto o estrume que servirá de adubo para o que deveras há de vir... E pode ser que venha o pior! Lamentável, espero que pelo menos nossos pensamentos sirvam para o crescimento de nós mesmos. Ou não...sei lá, que desesperança!!!!

    ResponderExcluir
  2. O pensamento grandioso sempre direcionará as mais remotas possibilidades. Fico feliz por ter gostado... Seu crivo realmente é importante para mim... bjos... saudades

    ResponderExcluir
  3. Jubert, sua sensibilidade encanta e inspira... Bom saber que você existe na minha vida!...

    ResponderExcluir
  4. Oi Elô... também sou feliz por voc~e fazer parte de minha história... bjim

    ResponderExcluir
  5. Olá querido,
    precisei voltar aqui hoje... Reli seu texto, assisti novamente ao vídeo... Sorri!...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elô... é assim mesmo... eu sempre volto p assistir esse video qdo o bicho tá pegando... rrrsss... sinta-se em casa!!!

    ResponderExcluir